Mensagens populares

quarta-feira, abril 04, 2012

Colóquio Internacional : Archéologie de l´esclavage colonial


Sem dúvida um excelente colóquio internacional que aborda um dos temas mais caros e dinâmicos da História Mundial. Pena é que não tenha entre os oradores/convidados membros das universidades e instituições portuguesas. Faria todo o sentido que Portugal se fizesse representar por investigadores ou historiadores sobre História Colonial, visto Portugal ter tido um infeliz pioneirismo e protagonismo neste campo.
Esta ausência de peritos nacionais nesta temática histórica, só pode ser vista como o reconhecimento da insignificância de Portugal no campo da investigação histórica nesta dialéctica específica, ou então objectivamente significará a manifesta falta de investigadores neste domínio, o que desde já lamento!!
De qualquer forma, há bons motivos para portugueses e lusófonos se sentirem interessados e rendidos ao programa proposto pelo INRAP para este efeito. Desde logo existem muitos investigadores convidados do país irmão Brasil a dissertarem sobre o caso brasileiro, haverá um investigador do Iziko Museums da África do Sul que discursará sobre os navios negreiros e dará o exemplo do naufrágio do navio negreiro português São José (1794) e ainda uma prelecção de Christopher Evans sobre Escravos e Missionários em Cabo Verde, entre outros relevantes e interessantes temas.

Sem comentários:

Enviar um comentário